segunda-feira, 3 de setembro de 2012

É verdade que chupar dedo ou chupeta deforma a arcada dentária da criança?


Verdades e mitos

Não, não é verdade que o uso de chupeta ou o hábito de chupar o dedo deformem os dentes ou a arcada dentária da criança, desde que o costume acabe quando ela tiver no máximo 4 anos.
A necessidade de sugar é natural para o bebê, e ajuda a acalmá-lo. Por isso o uso de chupeta ou o dedo na boca podem acabar sendo inevitáveis quando a criança é pequena.

No entanto, é melhor convencer seu filho a abandonar a chupeta ou o hábito de chupar o dedo antes que os dentes permanentes nasçam. Aí sim os dentes da frente podem mudar de posição ou apresentar problemas de desenvolvimento.

Se seu filho gosta de usar a chupeta ou tem o costume de chupar o dedo, faça um acompanhamento bem cuidadoso no dentista, para que ele determine se está havendo algum problema.

Segundo o pediatra Fábio R. Picchi, a deformidade que pode aparecer na boca quando a criança é mais velha é mais evidente com a chupeta que com o polegar.
Jamais molhe a chupeta no açúcar ou no mel para dar à criança. Isso sim faz mal para os dentes.


Fonte: http://brasil.babycenter.com/baby/desenvolvimento/dentes-chupeta-dedo/

2 comentários:

  1. Engraçado que com o tempo os ditos entendidos da área mudam de ideias, foi determinado a muito tempo por estudos e pesquisas que o uso da chupeta pelas crianças deformava o palato, dentes e causava diversos males. Hoje em dia os profissionais já alegam que não é maléfico. Fico pensando eram os antigos incompetentes ou serão os atuais corruptos que aceitam propinas das empresas produtoras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo evolui. Antigamente não podíamos realizar cirurgias, fazer exames, cuidar da saúde bocal... Tão facilmente como fazemos hoje. Com o avanço da tecnologia e estudos, é natural que alguns conceitos sejam revistos, pois em meio à evolução tecnológica, a ciência faz a cada dia uma nova descoberta. Nada pode ser considerado 100% absoluto.
      Vale salientar que existiam ainda as pessoas que questionavam a opinião dos especialistas quanto ao uso de chupetas (assim com hj em dia). Pois muitas pessoas usavam e não apresentavam nenhum problema. E diante de uma explicação tão lógica como os dentes de leite não são permanentes, os questionamentos cessam.
      Na verdade, ninguém aconselha o uso da chupeta, mas se for necessário usa-las, use-a. Mas, lembre-se de larga-la antes que os dentes permanentes nasçam.
      Eu, particularmente, nunca dei ao meu filho para evitar o problema de passar pelo processo de retirada do produto.

      Excluir