domingo, 19 de agosto de 2012

O bebê de 4 meses (4ª semana)


Como seu bebê está crescendo

Seguir uma rotina igualzinha toda noite pode ajudar seu bebê a adormecer com mais facilidade. Não precisa ser nada complicado: dê de mamar, dê um banho gostoso, coloque um pijaminha, brinque um pouco, leia uma história, ligue uma música e o coloque no berço (ainda acordado, de preferência).

A vantagem de ter uma rotina é que o bebê já vai se preparando para o que vai acontecer (a hora de dormir). Além disso, vocês ganham uma chance de ficar juntinhos e relaxar. O pai e a mãe podem participar da rotina. Pode ser que um dê banho e o outro conte a história, ou então um faz tudo num dia e o outro, no dia seguinte.
 Evite brincadeiras muito agitadas perto da hora de dormir.



Como fica sua vida

Adaptar-se à vida com um bebê é um processo muito intenso, e chega um momento em que o papai ou a mamãe praticamente deixam de pensar em qualquer outra coisa que não esteja relacionada à criança.

Cuidar do bebê é uma tarefa que não acaba nunca, e isso cria um ritmo muito diferente daquele do dia-a-dia a que você estava acostumada no trabalho -- mesmo porque diminui drasticamente seu nível de interação com outros adultos.

Agora é a hora de sair do casulo e começar a se reconectar com o mundo lá fora. Veja algumas dicas:

Faça amizades, mantenha contato com amigos e parentes. Combine encontros com amigos e conhecidos que tenham filhos pequenos também, para você poder conversar com outros adultos estando com seu bebê ao mesmo tempo.

Procure passar algum tempo sozinha. Se não tiver jeito, use o horário da soneca do seu filho para relaxar e fazer alguma coisa de que você goste. Mas, se puder deixar o bebê com alguém, dê uma saída para espairecer. Quando voltar ao trabalho, dê escapadas na hora do almoço ou antes de voltar para casa.

Leia. Pegue um livro interessante, ou uma revista, e deixe sempre à mão para aqueles momentos inesperados de paz, quando o bebê dorme.

Comece um blog ou um diário. Mesmo que não seja público. É um jeito de você pensar sobre o rodamoinho de acontecimentos que cerca você.

Esforce-se conversar com adultos, e sobre temas não ligados ao bebê.


Fonte: http://brasil.babycenter.com/stages/1430/

Nenhum comentário:

Postar um comentário