quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Como criar bons hábitos para dormir: 1 ano a 1 ano e meio


Seu filho já não é aquele bebezinho tão pequeno, mas ainda precisa dormir bastante. Até fazer 2 anos, o ideal é que as crianças durmam cerca de 14 horas por dia, sendo 11 delas durante à noite, mais ou menos. 
Com 1 ano exato, seu filho ainda precisa de duas sonecas diurnas, mas, à medida que se aproximar do marco de 1 ano e meio, ele vai começar a ficar pronto para dormir só uma vez durante o dia. O mais comum é que essa soneca aconteça depois do almoço, e dure entre uma hora e meia e três horas. O soninho do dia costuma permanecer até a criança ter 4 ou 5 anos. 
A transição de duas sonecas diurnas para uma só pode ser difícil. No começo, você pode alternar, dependendo do quanto a criança tiver dormido à noite. Outra alternativa é colocar seu filho na cama mais cedo nos dias em que só tiver dormido uma vez de dia. 
Só tome cuidado para que o fim da soneca seja pelo menos três horas antes do horário de ir para a cama à noite. 

Como cultivar hábitos saudáveis 

Não há muita coisa de diferente que você possa fazer para ajudar seu filho a dormir bem nesta fase, em relação às estratégias indicadas para quando ele tinha menos de 1 ano. As novidades vão começar a aparecer daqui a pouco, depois que ele fizer 1 ano e meio. 
O melhor a fazer agora é continuar com as táticas de sempre, como: 
Siga o mesmo ritual na hora de dormir 
Se você fizer tudo igual toda noite, antes de botar seu filho na cama, ele vai saber que está chegando a hora de dormir e se sentirá mais seguro e mais calmo. Não precisa ser nada complicado: vestir o pijama, tomar leite, escovar os dentes, contar uma história.

Mantenha uma rotina mais ou menos fixa de dia 
Pelo mesmo motivo, é bom tentar manter os mesmos horários para as principais coisas do dia, em especial as sonecas diurnas e a hora de ir para a cama. Procure manter pelo menos as refeições em horários regulares todos os dias, mesmo nos fins de semana. Dessa forma, o organismo do seu filho se acostuma, e ele sabe o que esperar. Se desregular um dia só, não há problema. Mas várias mudanças seguidas acabam bagunçando o sono dele. 
Ensine seu filho a pegar no sono sozinho 
Este ponto é essencial para uma boa noite de sono -- não só dele, mas da família toda. Se ele depender da sua companhia, da mamadeira, das canções de ninar ou de qualquer outra estratégia para adormecer, sempre vai precisar de ajuda, não só na hora de ir para a cama, mas quando acordar no meio da noite. 
 

Onde as coisas podem dar errado 

Nesta idade, é possível que seu filho tenha dificuldade para pegar no sono, ou então acorde diversas vezes durante a noite. O motivo para os dois problemas é o mesmo: ele está se desenvolvendo a uma velocidade incrível. 
A criança fica tão encantada com suas novas habilidades, principalmente com a capacidade de andar, que quer treinar a todo momento, mesmo na hora de dormir. 
Se a briga é na hora de ir para a cama, o conselho dos especialistas é deixar a criança um pouco sozinha no berço para ver se ela se acalma. Talvez você possa pensar em usar uma estratégia do tipo "deixar chorar" por alguns minutinhos. Quando seu filho acordar no meio da noite e chorar, não há problema em ir até o quarto dele para acalmá-lo, mas, se ele quiser brincar, lembre-o de que a noite é feita para dormir, e mantenha-se firme. 
Fonte: http://brasil.babycenter.com/toddler/sono/bons-habitos-18-meses/

Nenhum comentário:

Postar um comentário