quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cada criança tem seu tempo





Isso mesmo. Não é porque o filho do vizinho sabe falar tudo e o seu ainda balbucia mama ou papa que ele tem problemas ou é menos inteligente, mamãe. Esqueçam essas comparações e comentários dados por familiares, do tipo: “Fulaninho andou ou falou mais rápido, ou o filho do vizinho é mais esperto.” Cada criança tem seu tempo. Não pressione seu baby e nem fique triste porque outros bebês desenvolveram algo mais cedo. Em vez de se lamentar, estimule, ensine e apoie o seu filho. Uma boa dica para estimulá-lo a realizar qualquer atividade é elogiar a criança a cada acerto. Comemore, bata palmas, diga o quanto ele é inteligente, usando sempre uma entonação de voz animada. E se ele falhar peça para que ele tente de novo, estimule-o dizendo que ele está quase lá, que falta pouco. Mas, se por acaso você se sentir incomodada pela demora do seu bebê em aprender alguma atividade, procure a ajuda de um profissional para uma análise.
Meu Anthony, com dois aninhos e alguns meses, agora que está formando suas primeiras junções de palavrinhas. Se eu fosse me desesperar por cada filho de amigos que falam tudo e têm a mesma idade que meu filhotinho, estaria louca.
Paciência é uma virtude. Respeite o tempo do seu baby, mamãe. Releve os comentários feitos pelos outros e estimule o seu bebê sempre que possível. Afinal, nós, os pais, somos os primeiros professores dessas pequenas ternurinhas. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário