sábado, 21 de julho de 2012

Papai presente faz toda a diferença

A presença do pai é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Para os meninos principalmente, que procuram uma figura masculina para se espelhar. Por isso papai, é necessário manter sempre uma boa conduta, gerando bons exemplos.
Todos os homens têm essa necessidade de ter um relacionamento profundo com seu pai. O relacionamento pai-filho afeta todos os outros relacionamentos na vida do homem, inclusive as opções de vida que ele faz.

O papel do pai na educação do filho é:
1)  estabelecer limites,
2)  colocar e fazer cumprir as regras,
2)  dar e fazer cumprir as ordens,
3)  proibir exageros,
4)  ensinar a criança a controlar sua própria impulsividade,
5)  disciplinar.

O papel dos pais no relacionamento com seus filhos é amar, apoiar, compreender e dialogar.


O relacionamento pai-filho deve ser iniciado quando a criança ainda é pequena. O pai deverá ser gentil e brincar com o bebê, e na medida que os filhos forem crescendo procurar conversar com eles, ouvir o que eles têm a dizer, sair juntos, ter uma convivência diária e participação em tarefas conjuntas.

Na adolescência, os filhos precisam saber que o pai está do lado deles e que está aberto para aceitá-los nesse período de mudanças físicas, comportamentais e emocionais.
Se o seu filho precisa ser consolado, não diga: “que ele é homem, e que homem não chora”; console ele, abrace ele e diga que voce está do seu lado.
Quando seu filho estiver mais maduro, ensine a ele como ser adulto, como ser homem, como ser pai, como se trata uma mulher, como ter os cuidados consigo próprio e como ele deverá cuidar da família que ele terá no futuro.
Fale de você mesmo, do seu sucesso, do seu fracasso. Deixe ele ver que você se levantou, após a queda. Diga a ele, no momento certo: “eu estou orgulhoso de você”.
Acima de tudo seja um pai que ensina pelos seus próprios exemplos. Lembre-se de que o filho estuda o pai e o observa em todos os detalhes.
O primeiro contato e socialização que a criança recebe é com a família. Por isso, é necessário mostrar equilíbrio e participação tanto da mãe quanto do pai, para que no futuro o seu filho se torne um maravilhoso papai, esposo e cidadão.

 Fonte:http://linhaaberta.com/magazine/2011/07/a-importancia-do-pai-na-vida-do-filho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário